RCC promove Cenáculo com Maria 2020

Evento será transmitido online para todos, no dia 18 de outubro. A presença no local será exclusiva para coordenadores dos Grupos de Oração, para evitar aglomeração.


A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Juiz de Fora vai realizar, no dia 18 de outubro, o Cenáculo com Maria 2020, com o tema “Perseveravam no Cenáculo com Maria” (At 1, 14). O evento é o primeiro a ser realizado pelo movimento após o início da pandemia do Coronavírus e terá todos os cuidados de higiene e proteção necessários. Somente será permitida a presença de coordenadores dos Grupos de Oração previamente inscritos. Todo o público restante poderá acompanhar gratuitamente, ao vivo, pelas redes sociais do movimento.

O Cenáculo com Maria terá início às 14h com animação, oração e pregação da palavra de Deus, refletindo o tema do encontro. Em seguida, após um breve intervalo, haverá Santa Missa, iniciando às 16h. Tudo será transmitido, a partir das 14h, sem interrupção, até o fim da Santa Missa, por um único link disponível no Facebook da RCC Arq. de Juiz de Fora. Os participantes são convidados a comentar, deixando testemunhos, pedidos de oração e reflexões, nos comentários da transmissão no facebook. Eles serão monitorados e lidos, ao vivo, durante a transmissão.

Com o intuito de iniciar uma primeira etapa de retomada segura, foram convidados a participar presencialmente os coordenadores dos quase 90 Grupos de Oração espalhados pelas paróquias da Arquidiocese, que integram o movimento. Metade deles devem participar. Eles terão que sentar com distanciamento obrigatório, usar máscara em todo o tempo de permanência na Igreja onde o evento irá acontecer e receberão um lanche embalado e higienizado, para consumo próprio e particular. Também terão a temperatura monitorada e precisarão utilizar álcool em gel nas dependências do evento.

Tríduo preparatório

O Cenáculo com Maria 2020 contará com um tríduo preparatório, nos dias 15, 16 e 17 de outubro. A cada dia, uma temática voltada à Maria será refletida por uma comunidade católica diferente. O objetivo da RCC é promover a unidade entre o movimento e as comunidades que possuem a mesma inspiração carismática, para juntos exaltar Maria, mãe de Jesus, no mês dedicado a ela. Os momentos de oração serão ministrados pelas comunidades Exaltai, Shalom e Resgate e serão postados no facebook do movimento nestes três dias, sempre às 20 horas. Veja o cronograma.

QUINTA-FEIRA – 15/10: RETORNAI AO CENÁCULO PARA SERDES AMADOS – Comunidade Exaltai

SEXTA-FEIRA – 16/10: RETORNAI AO CENÁCULO PARA SERDES UM – Comunidade Shalom

SÁBADO – 17/10: RETORNAI AO CENÁCULO PARA SERDES CURADOS – Comunidade Resgate

RCC na pandemia

Desde março de 2020, no início da pandemia do Coronavírus, todos os Grupos de Oração presenciais da Arquidiocese estão suspensos. A decisão do Conselho Arquidiocesano seguiu protocolos da Arquidiocese de Juiz de Fora, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Ainda não há uma data de retorno das atividades dos Grupos de Oração nas paróquias. Alguns realizam transmissões semanais, que podem ser acompanhadas pelas redes sociais. A própria RCC da Arquidiocese realiza o Grupo de Oração on-line arquidiocesano, toda quinta-feira, às 20h, pelo facebook. Clique para conferir a lista de transmissões.