Tema do ano – 2020

Foi discernido pelo Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil o tema que vai direcionar todos os trabalhos do Movimento em 2020. Depois de oração e escuta profética, o tema discernido foi a passagem bíblica “Transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm12,2).

O tema do ano destaca a importância da decisão de cada homem e mulher em busca pela santidade, a partir da experiência transformadora do batismo no Espírito Santo. A proposta desse ano com o tema é destacar o Grupo de Oração como local de grande oportunidade para que o Batismo no Espírito Santo aconteça e transforme muitas vidas e um lugar especial para a vivência da identidade carismática.

Também foram discernidos os temas do Retiro de Carnaval, do encontro de Pentecostes e do Cenáculo com Maria. Estão disponíveis a arte do tema e também a versão infantil, para ser trabalhada pelo Ministério para as Crianças e Adolescentes, além da sugestão de arte para o Retiro de Carnaval.


Temas de eventos

Para os Retiros de Carnaval a proposta é trabalhar o querigma, a partir do versículo tema do evento. Também foram sugeridos seis temas para as pregações e atividades desses encontros. Confira:

Tema geral para Retiro de Carnaval:“Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12,2)

Outros temas a serem desenvolvidos dentro do retiro:

1- “Conformai-vos ao amor de Deus” (Amor de Deus)

2- “Não vos conformeis com este mundo (Rm12,2)” (Fé e Conversão)

3- “Conformai-vos a Jesus Salvador” (Senhorio de Jesus, Pecado e Salvação)

4- “Vencei o mal com o bem (Rom12,21)” (Perdão)

5- “Conformai-vos ao Espírito Santo” (Batismo no Espírito Santo)

6- “Sede Perseverantes na oração” (Perseverança)

Tema Pentecostes – “E todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 4,31).

Tema Cenáculo com Maria – “Perseveravam no Cenáculo com Maria” (cf. At 1,14).

Os temas foram divulgados para que as dioceses e Grupos de Oração se organizem e se preparem em oração por esses eventos, desde já. Porém, a Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL está organizando um subsídio dos temas, ou seja, um material que vai oferecer a explicação e inspiração de cada tema, de maneira mais específica. Esse conteúdo será disponibilizado para os coordenadores estaduais e diocesanos. 


Arte tema

Está disponível para download a arte do tema da Renovação Carismática Católica para o ano de 2020. Depois de oração e escuta profética, o tema discernido pelo Conselho Nacional em reunião, foi a passagem bíblica “Transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm12,2).

A arte do tema propõe a ideia de que estamos no mundo, mas nossos corações estão voltados para o Céu, por isso, não nos conformamos com as coisas da Terra, mas estamos em constante busca de transformação de vida para alcançar a vida eterna.

De acordo com o discernimento do Conselho Nacional durante o momento de escuta sobre o tema do ano, cinco palavras serão importantes para guiar as diretrizes de 2020, baseadas no capítulo 12 da Carta aos Romanos, que aborda a mudança interna necessária a cada pessoa, sua relação com o irmão e obediência ao Senhor: Autoridade, Poder, Profundidade, Intimidade e Sintonia. No conceito da arte tema, todos esses elementos estão contemplados e são explicados no manual de aplicação.

A arte do ano traz as cores laranja, vermelho e azul e apresenta uma pessoa próxima a uma pomba (simbolizando o Espírito Santo) elevando as mãos para o céu. Dessa forma, estando no mundo, mas buscando o alto, tendo uma vida próxima ao Espírito Santo e recebendo-O todos os dias, nosso espírito será transformado, como impele o tema do ano.

Atenção!

É indispensável que todos que irão produzir materiais com a arte respeitem as orientações contidas no manual que está disponível no mesmo arquivo para download.