Assembleia arquidiocesana aprova novo estatuto do movimento

Documento que rege a Associação Boa Nova da Renovação Carismática Católica foi atualizado.

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Juiz de Fora realizou, neste domingo (20 de junho), uma Assembleia Ordinária, on-line, para apresentação do novo Estatuto que rege o movimento. O evento foi previamente comunicado por meio de edital e contou com a participação de coordenadores de Grupo de Oração, coordenadores arquidiocesanos de Ministérios, e de forania, representantes do Conselho Fiscal, um ex-coordenador arquidiocesano e membros do Conselho Executivo. A assembleia foi realizada virtualmente, pela plataforma meet, e gravada (documentada).

Os advogados Leon Frederik Fonseca Almeida e Telcy Maria Fonseca Almeida, que prestaram serviço de consultoria jurídica ao movimento, apresentaram o novo Estatuto da Associação Boa Nova da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Juiz de Fora. “A gente percebeu que o estatuto antigo não deixava tão claro a forma como os procedimentos deveriam ser realizados, então precisamos reconstruir do início e deixar tudo de forma mais clara”.

O novo estatuto trouxe mudança em alguns termos considerados jurídica e socialmente defasados, expôs os deveres dos associados do movimento e enfatizou a necessidade da participação ativa nos eventos e reuniões como premissa para pertencer à Associação. Após a apresentação, alguns participantes tiraram dúvidas. Em seguida, a votação on-line foi realizada. Posteriormente, será realizada a coleta das assinaturas dos associados, coordenadores de Grupos de Oração.

Uma assembleia ordinária já havia sido realizada, anteriormente, no dia 21 de março, quando foi apresentado pela primeira vez o novo estatuto para apreciação. Houve a decisão de marcar uma nova assembleia, para dar tempo aos associados de apreciar o documento.

O novo estatuto seguiu para aprovação do Arcebispo Metropolitano Dom Gil Antônio Moreira, antes de ser publicado.

Acessos:

Assembleia (vídeo) – parte 1

Assembleia (vídeo) – parte 2