Reinflama: “A RCC da Arquidiocese de Juiz de Fora viverá um novo tempo de pastagem”

Confira essa e outras moções de Deus no Reinflama, encontro para servos dos Grupos de Oração realizado no dia 19 de setembro.

Por Ministério de Comunicação Social: Ana Paula Mosqueiras, Ana Paula Rodrigues, Cristiano Morais, Gabriel Landim, Lídia Silva, Luiz Miguel, Paula Ferreira, Polyana Monteiro, Raíla Procópio, Victor Gonçalves.

Como eu vejo a Renovação Carismática? Qual a minha missão enquanto servo? Qual a missão do meu Grupo de Oração? Essas foram algumas das reflexões abordadas no Reinflama, que também foi fonte de cura e restauração para os servos dos Grupos de Oração. Os integrantes da Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Juiz de Fora se reuniram no domingo, dia 19 de setembro, para um momento de oração e partilha, e para receber os direcionamentos de Deus e do movimento. O evento Reinflama foi dividido em quatro grupos de foranias, para que fosse controlado o limite de pessoas e realizado o distanciamento devido. O Reinflama marca o reencontro das equipes dos núcleos dos Grupos de Oração, após vários meses sem reuniões presenciais devido ao agravamento da Pandemia da Covid-19. O objetivo foi reacender a chama de Pentecostes a partir do clamor do Batismo no Espírito Santo e da unidade entre os irmãos.

Entre as moções destinadas aos servos de Grupo de Oração nos Reinflamas, Deus convocou a todos ao retorno à intimidade na oração, à vida de santidade, e à guardar a identidade da Renovação Carismática Católica. Também foram convocados à perseverança, a partir do batismo no Espírito Santo, como exemplo e testemunho de vida. Houve profunda reflexão e oração acerca da cura e da libertação dos servos, que foram convocados a assumirem seus ministérios e serviços dentro dos Grupos de Oração.

No Reinflama da forania São Miguel, realizado na cidade de Santos Dumont, Deus inspirou a perseverança aos servos, para que não desistam de servir nos Grupos de Oração: “Você está lavando as suas redes (pensando em parar de servir no grupo), o Senhor diz: vá mais para o fundo e lança as redes. Não é hora de parar. O Senhor vai honrar a sua fé e perseverança”. O Senhor também libertou servos do cansaço, deu um novo ânimo e novas respostas aos que tinham dúvidas: “Somos chamados a um estado permanente de missão, ainda que seja sacrificante”. Houve promessa de recompensa à fidelidade e à perseverança: “A Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Juiz de Fora viverá um novo tempo de pastagem”. Houve, também, libertação e cura dos servos, que foram sustentados pelo Espírito Santo para a missão: “Estou vendo o caminho por onde vai. Vou curá-lo, reanimá-lo, deixá-lo totalmente restabelecido, a ele a aos seus que estão sofrendo. Farei brotar nos seus lábios o sorriso de felicidade” (Isaías 57,18-19).

Reinflama – Forania São Miguel

Na pregação, com base na palavra de Atos 1, de 6 à 8, os servos foram exortados a buscar força no Espírito Santo para serem testemunhas do que estão pregando e vivenciando. “É necessário coragem e ousadia para anunciar, fidelidade e perseverança!”. A pregação também relembrou o verdadeiro objetivo do servo: “a nossa conversão, o nosso batismo no Espírito já levou a conversão de muitas pessoas, precisamos voltar a isso”. E destacou a missão do Grupo de oração: “não é lugar de pregar autoajuda, e sim lugar de pregar com amor a verdade que causa mudança de vida”.

Roda de oração no Reinflama

No Reinflama das foranias Santo Antônio, Santa Luzia, São José e Mãe de Deus, em Juiz de Fora, foi destaque o “tempo favorável“, assim como o novo tempo de pastagem prometido. Foi destaque, também, a importância de ter um coração grato e contrito: A visualização inicial era a de que “cada pequeno louvor era uma bolha que batia no Corpo de Cristo e explodia em graças sobre nós! Um tempo favorável”. E que, para isso, “o Senhor reconhece os nossos esforços e quer cuidar de nós!”. No momento de oração, Deus falou ainda sobre a necessidade do servo se amar para amar o outro, e de estar bem para cumprir a lei de Deus. Por fim, os servos foram convocados a serem aquilo que Deus quer e assumirem seus diversos ministérios no Grupo de Oração, como nesta profecia: “Cada um tome e assuma seu ministério que eu lhe preparei, pois eu sou a cabeça e vós os membros. Que mão seja mão e olho seja olho, cada um em seu ministério, formando um só corpo”.

Através da Palavra de Deus, o Senhor, assim como nos outros Reinflamas, confirmou que o Espírito Santo quer ser o combustível para a missão. “Os nossos grupos estão precisando de mais amor, amor à Deus, amor ao irmão!”. A palavra também convocou os servos a serem cristãos íntimos de Deus, alegres e apaixonados por Jesus, e mais unidos à RCC para proteger o movimento.

Momento de oração no Reinflama

Nas foranias Santa Terezinha, São Vicente e Nossa Senhora da Conceição, a partir da reflexão da Palavra, Deus, mais uma vez, confirmou a cura e restauração de servos e de Grupos de Oração. “Muitos grupos estão atrofiados, Jesus disse: estenda sua mão e deixe Deus restaurar o seu grupo, é preciso que eu estenda a mão para Jesus, eu tenho que querer”. E, como confirmação, mais uma vez o Senhor destacou o nosso olhar sobre o movimento e como temos assumido nossa responsabilidade diante dele: “Como eu vejo a Renovação Carismática?”

Os servos foram convocados a saírem da inércia, a estarem em movimento, porque “O Espírito Santo é movimento e nos quer em movimento”. E que, para isso, há a necessidade de rever a vida de oração e intimidade com Deus. A confirmação veio através da imagem de uma engrenagem enferrujada: “Jesus mostrou a força que nós temos que fazer, nós queremos ir adiante?”.

No Reinflama das foranias Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores, realizado em Lima Duarte, o destaque foi para que os servos “queiram fazer a vontade de Deus”. E, com mais uma confirmação, Deus convocou a todos à seguir a missão com testemunho, e proclamar o Evangelho com a vida, com exemplo: “Seja feita a Vossa Vontade, assim como na terra e no céu”. Isso tudo só é possível, mantendo a chama acesa: “é preciso viver no Espírito, viver em vigilância e oração, em comunhão, em confissão, caminhando com Nossa Senhora”.

Confira fotos e vídeos em nossas redes sociais: instagram e facebook.

Moções e direcionamentos por cada Reinflama

Abaixo, confira na íntegra todas as moções, os direcionamentos e os principais trechos das pregações em cada um dos Reinflamas:

FORANIA SÃO MIGUEL

Orientações:

  • Retomar a intimidade com o Senhor que faz um apelo a conversão e nos convida a uma vida de santidade.
  • Guardar a identidade da Renovação Carismática Católica/UNIDADE: estratégia dada por Deus para proteger o futuro da RCC.
  • Somos chamados a um estado permanente de missão, ainda que seja sacrificante.
  • Toda liderança é intercessora.

Moções (oração e escuta):

  • O senhor libertou de cansaços, dando novo ânimo.
    -Você está lavando as suas redes (pensando em parar de servir no grupo), o Senhor diz: vá mais para o fundo e lança as redes. Não é hora de parar. O Senhor vai honrar a sua fé e perseverança.
  • Algumas pessoas foram ao encontro em busca de respostas e tiveram suas esperanças renovadas no Senhor, que honra aqueles que são fiéis a ele.
  • Promessas de recompensa a fidelidade, a perseverança.
  • Renovação da fé dos que estavam em dúvida.
  • “A Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Juiz de Fora viverá um novo tempo de pastagem.”
  • Isaías 57,18-19: “Estou vendo o caminho por onde vai. Vou curá-lo, reanimá-lo, deixá-lo totalmente restabelecido, a ele a aos seus que estão sofrendo. Farei brotar nos seus lábios o sorriso de felicidade.

Pregação: Atos 1, 6-8

  • O que cabe a nós servos é buscarmos a força e o poder no Espírito Santo para sermos testemunhas.
    -É necessário coragem e ousadia, para anunciar. Fidelidade e perseverança!
  • Lembrar que a nossa conversão, o nosso batismo no Espírito já levou a conversão de muitas pessoas, precisamos voltar a isso.
  • Grupo de oração não é lugar de pregar “autoajuda”, e sim lugar de pregar com amor a verdade que causa mudança de vida.
  • Grupo de Oração é para fazer o outro chorar, mas de emoção e sim por experimentar e sentir o desejo de mudança. Vamos nos desprender dos penduricalhos e obedecer ao Senhor que nos manda avançar para águas mais profundas.
  • Testemunha é aquela que vê, ouve ou experimenta algo e depois conta, fala o que viu. Geralmente as pessoas não gostam de ser testemunhas, pois testemunhar nos compromete, às vezes em situações negativas, mas é a força do Espírito Santo que nos leva a assumir esse comprometimento de ser testemunhas do Evangelho que tanto bem nos faz.
  • Ao Senhor: “Amar-te mais que a mim mesmo; amar-te mais que tudo que há aqui; amar-te mais que aos mais queridos; amar-te e dar a vida só por ti. Com minhas forças, com minha alma de todo coração. Viverei eu só para te amar.”

FORANIAS SANTO ANTONIO, SANTA LUZIA, SÃO JOSÉ E MÃE DE DEUS

● Pois até aqui, o Senhor nos tem mantido.
● Hoje é dia de louvar servos de Deus!
● Com o coração grato e contrito.

Visualização: Cada pequeno louvor era uma bolha que batia no Corpo de Cristo e explodia em graças sobre nós! Um tempo favorável.

Pregação 1
● O Espírito Santo quer dar combustível para a nossa missão.
● O Senhor quer quebrar protocolos no dia de hoje.
● Senhor eu abro mão das minhas coisas humanas para viver mais de Ti Senhor!
● Os nossos grupos estão precisando de mais amor, amor à Deus, amor ao irmão!
● Atos 1,8: Ascensão, descida e expansão
● Ser testemunho vivo da Palavra!
● Lc 24,49
● Precisamos contar uma história nova todos os dias – conversão diária!
● O Cristo que nós amamos é um Crista que passou pela cruz, e para nós não será diferente! – Vamos passar pelas cruzes, mas temos quem nos sustenta!

Oração 1
● O Senhor reconhece os nossos esforços e quer cuidar de nós!
● O Senhor tem uma graça reservada a cada um de nós!
● Mc 5,21
● Palavra de confirmação: Lc 10, 27 Para cumprir a Lei de Deus eu preciso estar bem (me amar) para amar ao próximo como a mim mesmo!
● Cura pelo amor e pelo perdão;
● As ovelhas que se afastaram, estão passando fome!
● Eu sou um guerreiro e quero estar Contigo até o fim!
● Palavra dada: Ageu 5

Pregação 2
● 1 Tes 5,20-21
● Retorno à intimidade com Deus! (pelo menos 1 hora de oração pessoal diária);
● Apelo à conversão e convocação à Santidade;
● Olhar para dentro de nós mesmos;
● Que sejamos cristãos alegres! Apaixonados por Jesus!
● Unidade: estratégia dada por Deus para proteger a RCC;
● Há um futuro promissor – profecia dada à Vinícius Simões;
● Prédio com as ferragens aparentes (visualização do Vinícius S.) – Causas externas e internas;
● Um completa o outro. O dom do irmão, completa o meu!

Oração 2
● A nossa reunião de núcleo é um reflexo da intimidade que nós temos com o Senhor em casa (o nosso dia a dia de oração) e isso irá se refletir também no nosso grupo de oração;
● Partilhas que foram feitas em núcleo e que vazaram, que foram espalhadas e a fofoca tomou conta do grupo e foi aberta brecha para o inimigo! E isso tem impedido a graça de acontecer no seu grupo.

Profecias:
“Quero me derramar como cachoeira, mas para que Eu possa te molhar, eu preciso que vocês se aproximem de mim, sejam íntimos de Mim.”
“Cada um tome e assuma seu ministério que eu lhe preparei, pois eu sou a cabeça e vós os membros. Que mão seja mão e olho seja olho, cada um em seu ministério, formando um só corpo.”
“Não fui eu que tudo criei? Não tenhais medo! Estejam preparados pois virá o dia!”
“Há um longo caminho para ser percorrido, mas as muralhas cairão!”
“Meus irmãos, preparais-vos para os dias de escravidão, porque em fração de segundos os meios de comunicação serão dizimados, porém, a minha palavra terá que estar cravada em vossos corações, para que enquanto tiveres vida proclames. Não deixeis de recorrer a minha amada mãe, ela me segurou em seus braços aos pés da cruz, antes pois fui gerado em seu ventre. Ela foi a escolhida para pisar na cabeça da serpente. Eu sou o caminho a verdade e a vida.”
Palavra: Tiago 2, 14-17 – obras
● Sermos refrigério para o povo que vem;
● Deixar tudo aquilo que nos rouba de Deus;
● O Senhor nos escolheu um a um!
● É preciso ter mais silêncio diante do sofrimento do outro.
Visualização: Deus aplicava um contraste em cada um de nós e como que me uma ressonância magnética Ele ia nos vendo por dentro para o nosso mais íntimo possa ser curado!
● Preparem-se!
● Ser aquilo que Deus quer!
Música: “Eu quero amar eu quero ser aquilo que Deus quer, sozinho eu não posso mais….”

FORANIAS SANTA TEREZINHA, SÃO VICENTE E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Palavra: São Lucas 6, 6-11 = A mão seca curada no sábado
Muitos grupos estão atrofiados. Jesus disse estenda sua mão e deixe Deus restaurar o seu grupo. E preciso que eu estenda a mão para Jesus. Eu tenho que querer.
Pergunta: Como eu vejo a renovação carismática?
Essa regeneração vai passar ela cura interior.

Palavra: Atos 1,8
E chegado a hora de sair da inercia. O Espirito Santo e movimento.
Palavra: Gênesis 2,7
O Espírito Santo nos quer em movimento

Ezequiel 36,33 = promessa = Forte
Direção: Queremos sair da inércia? Ver vida pessoal, oração, diálogo com Deus.
Timóteo 2,19-22 durante o momento de oração
Visualização = pessoas mortas quando começaram a orar , elas se animaram.
Imagem= engrenagem enferrujada, Jesus transformou e mostrou a força que nós temos que fazer. Nós queremos ir adiante?

FORANIAS BOM JESUS E NOSSA SENHORA DAS DORES

Como foi único sermos reinflamado no Espírito e nos seus dons derramados e carismáticos, e preciso “querer fazer a vontade de Deus”. Ele não nos é dado para outra missão a não ser para poder proclamar com a vida: “Seja feita a Vossa Vontade assim na terra como o Céu!”
E para manter acesa a chama do Espírito na alma, é preciso “vivermos no Espírito”, vivermos sempre em vigilância e oração, com uma vida contínua Comunhão e Confissão, caminhando com Nossa Senhora e rezando o seu Rosário e alimentando a alma com a santa Palavra de Deus